Proibido para crianças, grávidas e pessoas facilmente impressionáveis.
O filme começa com a campanha de David Norris pelo senado da cidade de Nova York. Esta campanha vai muito bem até que fotos suas sem calça na época da faculdade vazam na primeira página de um dos principais jornais da cidade e tudo desmorona. É nesse momento que ele conhece Elise, no banheiro masculino, e se encanta. Eles não chegam a trocar telefones. Logo depois, somos apresentados à terceira parte do filme, os agentes do destino. Eles tem forma humana, mas vivem muito mais do que nós. Conseguem ver nossas decisões, o que se passa em nossa mente mas não o futuro. Se locomovem facilmente pela cidade, abrindo portas que são atalhos para diversos lugares. Uma coisa interessante é que estes controladores não são perfeitos, eles têm limitações (não sabem o que está acontecendo se o lugar tiver muita água, se cansam e cochilam) e, o mais importante, sentimentos (o que acaba fazendo com que Anthony tente ajudar David). Isso me fez pensar: se os agentes deste plano têm falhas, o que garente que o plano não?
A cena onde David e Stela finalmente se encontram é a mais emblemáticas de todo o filme, eles se conhecem e se divertem juntos dentro do ônibus. Parece que é o acaso juntando duas pessoas que são perfeitas uma para a outra. Enquanto isso, Anthony os persegue desesperadamente tentando evitar que o plano seja ainda mais desrespeitado, utilizando os artificios que ele tem como agente. É basicamente o que vai acontecer durante todo o filme, com a diferença de que David vai saber o que os agentes fazem e estará sempre angustiado, seja fugindo deles seja com a dúvida se ele realmente deveria se manter longe de Stela (de acordo com Anthony, se eles ficarem juntos nem os sonhos dele nem os dela se realizaram).
Eu acho que vale muito a pena assistir à este filme é gostoso o clima de romance e carinho entre os dois protagonistas e é MUITO interessante toda a idéia de existirem agentes que controlam nossos destinos. Você nunca mais vai olhar da mesma forma para a queda da internet ou a perda da chave!
(SPOILER)
Eu achei o discurso final a coisa mais incrivel do filme inteiro: " Most people live life on the path we set for them. Two or three dare explore the others. But, once in a while, people like you came along and knock down all the obstacles we put in the way. People who realize that free will is a gift that you don't know how to use until you have to fight for it. I think that this is the chairman real plan. That, one day, we won't write the plan, you will."
" A maioria das pessoas vive a vida no caminho que nós acertamos para elas. Duas ou três se atrevem a explorar os outros. Mas, de vez em quando, pessoas como você aparecem e derrubam todos os obstáculos que nós colocamos no caminho. Pessoas que percebem que o livre arbitrio é um dom que você não sabe como usar até ter que lutar por ele. Eu acho que esse é o plano real do presidente. Que, um dia, nós não escrevamos o plano, vocês escrevam."
Obs²: O que foi a Stella falando pro David: "You ruined me. I won't settle for settle for less"?
Obs³: Uma das partes mais interessantes do filme está logo no começo, quando David questiona o controlador sobre o porquê deles intervirem tanto no destino humano. O cara responde com uma aula de história mundial. Falando desde a pré-historia, passando pelo renascimento, até as duas guerras mundiais e a crise dos mísseis em 1962.
Obs4: Uma coisa que me chamou atenção foi a reação das pessoas ao meu redor. Uma menina do meu lado se encostou no ombro do namorado e eles ficaram todo bonitinhos no fim do filme todo. E um cara, na saída, tava com cara de choro e falou pra mulher: "Nossa, valeu muito mais do que um jantar fora." É isso, recomendo MUITO esse filme.
Alguém já assistiu? Saiu muito paranôico ou só um pouquinho? Gostaram do final tanto quanto eu?
Nota: 8
Vejam o trailer:
Muito bom o filme , acabei de o ver e não paro de reflectir sobre ele !
ResponderExcluirConcordo. Eu saí da sala pensando "eu tenho que ser bem firme em relação ao que eu quero. Só assim pra convencer os agentes do destino." rss
ResponderExcluir