terça-feira, 7 de junho de 2011

Kit Gay - Realidade e manipulação

Ontem à noite, eu estava assistindo ao "De Frente com Gabi". O convidado da noite era Jean Wyllys, o ex-BBB que virou deputado. Um dos principais focos da entrevista foi a cartilha que o MEC destribuiu sobre homossexuais. De acordo com Jean o objetivo era distribuir para as escolas que enfrentassem problemas de discriminação de homossexuais entre alunos do EM. O material original continha apenas informações e depoimentos, o divulgado por revistas e emissoras continha gravuras de relação sexual entre homessexuais e explicações de como colocar camisinha corretamente. Mais, o público-alvo real eram escolas de EM que estivessem tendo problemas de discriminação e perseguição aos homossexuais. Não crianças de 5 e 6 anos.
Deputado Jean Wyllys (PSOL) - Editoria: Política - Foto: Agência Câmara

Se o que o Jean falou é verdade então nós temos um problema. As pessoas baseiam suas opiniões no que lêem e assistem. Se as informações recebidas por estes meios são erradas elas podem decidir ser contra uma coisa boa que apenas foi vendida como ruim. Ou vice-versa. Exemplos históricos não faltam: Médici, o militar mais violento durante o período da ditadura, tinha 86% de aprovação popular; Hitler tinha 98%! É claro que a repressão e o medo contaram nestes resultados mas a maioria das pessoas realmente acreditava que eles eram o melhor para seus países, chegando a ajudar na perseguição a seus opositores. Isto porque tudo o que a mídia divulgava eram as coisas boas, a vitória nos esportes, o crescimento econômico... A violência usada para chegar à estes resultados era omitida.

Imaginem o estrago que pode ser feito caso este hábito se espalhe. Se os meios de comunicação continuarem a divulgar informações distorcidas para conseguir que o povo defenda o que eles acreditam ser o correto. Como alguém pode julgar bem algo se as informações são falsas? O deputado Jair Bosonaro, por exemplo, já fez declarações homofóbicas e racistas. Declarou que a homossexualidade é uma "afronta à Deus e a família" e um "mal costume" que não deve ser defendido; que seria uma "promiscuidade" se um seu filho namorasse uma negra; que os melhores governantes que o Brasil já teve foram os dita. Absurdos, claro. Mas é a opinião dele, você discorda, protesta e está resolvido. O problema é: e se você não soubesse qual a realidade? E se os meios tivessem distorcido o que foi a ditadura, quem são os homossexuais... e se tudo o que você soubesse sobre isso fosse mentira? Seu julgamento seria outro, óbvio. E coisas como essa estariam na boca de todo mundo, atos de violência seriam considerados normais.


A iniciativa do governo Dilma tinha como objetivo combater o preconceito que adolescentes homossexuais sofrem em várias escolas brasileiras. Fazer as pessoas entenderem desde cedo que você pode até discordar do modo de vida de outras pessoas, mas é preciso que se respeite os diretos de todos. Com toda essa polêmica baseada em informações erradas o programa foi suspenso. E várias pessoas vão ter que continuar passando por situações absurdas sem apoio adequado. Mais um exemplo dos males que a distorção da realidade pode trazer. Resta esperar que isto não se repita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário